Casa Segura

Como deixar sua casa segura com a automação residencial

Você sabe como a automação residencial pode contribuir para deixar a sua casa segura? 

A segurança residencial é uma grande preocupação para as pessoas atualmente. A cada dia somos bombardeados com notícias ruins o tempo todo, inclusive de pessoas que são vítimas de algum tipo de crime dentro da sua própria casa. 

Infelizmente não podemos esperar que o problema da violência seja resolvido sem tomar as nossas próprias precauções. Graças a tecnologia e a automação residencial podemos contar com recursos que irão nos ajudar a aumentar a segurança da nossa casa.    

Manter a sua casa segura pode ser mais simples se você utilizar os recursos tecnológicos a seu favor. Os sistemas de automação residencial são importantes aliados, principalmente em um momento em que a criminalidade está cada vez mais alta. 

Como tornar a sua casa segura?

O que você faz para garantir a segurança da sua casa quando precisa sair de férias, por exemplo? Ou quando você está diante de um feriado prolongado e quer aproveitar para passar alguns dias na casa de um amigo? 

Contar com um sistema de segurança automatizado é importante para poder curtir todos os seus momentos com tranquilidade, conforto e conveniência. Por esse motivo é preciso utilizar todos os recursos que estão ao nosso alcance para garantir que estaremos seguros.

Alguns recursos indispensáveis para promover a segurança da sua família são:

Câmeras de segurança 

As câmeras de segurança já são bastante populares e estão presentes em diversas residências brasileiras. São um ótimo recurso para evitar crimes. Em muitos casos, criminosos costumam desistir de cometer um delito pelo fato de saber que estarão sendo filmados.

Por meio das imagens feitas por câmeras de segurança é possível acompanhar toda a movimentação da sua residência, tanto na parte interior, quanto na área externa. No entanto, as câmeras podem ter uma eficácia muito maior caso sejam analisadas em tempo real. 

Uso de Alarmes para uma casa segura

Mas nem sempre as câmeras de segurança são capazes de inibir ações criminosas. Contar com um bom sistema de alarme é essencial para garantir a segurança do seu lar. Em caso de movimentação estranha os alarmes serão acionados e com isso você terá tempo hábil para chamar a polícia e pedir ajuda.

Os alarmes também são recursos populares entre as pessoas, mas são menos usados do que câmeras de segurança. Mas isto não quer dizer que eles não são importantes. Na verdade, utilizar um bom sistema de alarme pode garantir a segurança da sua casa. 

Sensores de Movimento

O que acontece se um criminoso conseguir burlar o seu sistema de segurança e conseguir entrar na sua residência? Os sensores de movimento tornam a tarefa de encontrar um eventual invasor de maneira mais simples e rápida. 

Isso porque os sensores são capazes de detectar a presença humana através da emissão de raios infravermelhos. Além disso, os sensores de movimento possuem um preço bastante acessível e são ótimos aliados para compor o sistema de segurança da sua casa. 

Portões Automáticos

O simples fato de ir atender a porta ou sair do carro para abrir o portão da garagem representa um risco para a maioria das pessoas. É muito comum que as pessoas sejam abordadas por criminosos no momento em que estão chegando em casa. 

Por isso, os portões automáticos são uma ótima ferramenta para diminuir os riscos de entrar e sair de casa. Ao acionar o portão por meio de controle remoto você consegue sair e entrar em casa mais rapidamente, diminuindo a incidência de crimes nestes momentos. 

Controle de Acesso 

A utilização de controles de acesso é muito comum em condomínios, mas também é um recurso que pode ser aplicado a residências. Este sistema consiste em cadastrar senhas ou até mesmo a biometria para ter acesso a um determinado ambiente. Esta é uma forma de garantir que pessoas estranhas não irão entrar na sua casa tão facilmente. 

 Você pode instalar estes equipamentos na entrada da sua casa ou na entrada de um determinado cômodo, dependendo das suas necessidades. Os controles de acesso facilitam a vida das pessoas permitindo o acesso adequado somente a quem estiver previamente autorizado. 

Leia Mais:
>> Automação Residencial: o que é?
>> O que são tomadas inteligentes?

A integração de todos os sistemas 

Contratar um sistema de automação residencial é uma forma de garantir mais conforto e segurança para a sua família. Por meio da integração de todos os recursos de segurança, você pode ter uma visão ampla de sua residência a qualquer momento e, dessa forma, fazer um monitoramento mais eficaz.  

Ao conectar todos os recursos de segurança, você pode acessar os dados através do seu smartphone de qualquer lugar onde você estiver. O monitoramento do seu lar em tempo real possibilita a tomada de decisões rápidas em caso de eventual violação de propriedade. 

Integrar os sistemas de segurança diminui significativamente os riscos de crimes e invasões em residências. O monitoramento constante já é uma realidade na vida de muitas pessoas e o mercado de automação residencial está passando por um grande crescimento porque cada vez mais pessoas estão optando pelas vantagens que esta tecnologia oferece.

Além disso, atualmente não é preciso fazer um grande investimento para contratar um sistema de automação residencial. Com a tecnologia oferecida pela Houseasy por exemplo é possível ter acesso a esta tecnologia pagando um preço bem acessível. 

Sua segurança na palma da mão 

Quantos crimes poderiam ser evitados se as pessoas pudessem ter acesso a um sistema de automação residencial? Em muitos casos, os criminosos não são nem mesmo capturados e as pessoas precisam viver com uma sensação de insegurança e impunidade constante. 

A melhor parte de contar com um sistema de segurança integrado é, sem dúvida, poder controlar todos os seus recursos utilizando apenas um smartphone com acesso a internet. Fazer o monitoramento remoto da sua casa permite que você possa tomar decisões importantes em caso de movimento suspeito no local.  

O simples fato de simular uma movimentação na sua casa, como por exemplo ligar as luzes ou a TV podem inibir um criminoso a realizar a sua ação. Ou em casos mais severos, a polícia poderá ser acionada com mais facilidade e rapidez. 

Como manter a sua casa segura?

Algumas pequenas ações são eficientes para aumentar o nível de segurança do seu imóvel. A automação residencial permite que você possa adotar algumas práticas de prevenção de maneira mais simples. Você pode, por exemplo: 

  • Programar o envio de alertas que indiquem presença de pessoas estranhas na sua casa;
  • Programar o acendimento automático de luzes mesmo quando você não estiver em casa para simular que a residência não está vazia;
  • Conferir as imagens das câmeras de segurança em qualquer momento do dia;
  • Ligar e desligar televisores ou equipamentos de som para simular movimentação na casa;
  • Abrir e fechar cortinas em horários estratégicos também é uma ótima dica para criar a ideia de que o ambiente não está vazio. 
  • Nunca autorize a entrada de pessoas estranhas na sua residência;
  • Não deixe portas ou janelas destrancadas;
  • Se for viajar, peça para uma pessoa de confiança receber a sua correspondência. Pode ser um familiar ou até mesmo um vizinho. 

Mudar hábitos e se adaptar às novas tendências é essencial para garantir a segurança da sua família. Os sistemas de automação residencial podem simplificar ainda mais todo o processo de monitoramento do seu lar. 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Leia Também

Veja também